i

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Divulgados gabaritos das provas do IFRN

Confira os gabaritos das provas objetivas do PROEJA, Subsequente e Vestibular.

A Comissão Central de Organização dos processos seletivos discentes 2009.2 divulgou os gabaritos das provas realizadas neste domingo, 12/07. Em dez dos onze campi do IFRN, foram realizadas provas para os cursos técnicos na modalidade PROEJA e Subsequente, além do Vestibular para as licenciaturas e para o curso superior de tecnologia em Produção Cultural.

Para visualizar as respostas das provas objetivas, clique nos links abaixo:

Gabarito da Prova Objetiva do PROEJA

Gabarito da Prova Objetiva do Subsequente

Gabarito da Prova Objetiva do Vestibular - Inglês

Gabarito da Prova Objetiva do Vestibular - Espanhol

Gabarito da Prova Objetiva do Vestibular - Francês

O resultado final dos três processos está previsto para o dia 23 de julho.

As matrículas para o PROEJA devem ocorrer entre os dias 28 e 29 do mesmo mês. Para os cursos técnicos subsequentes e superiores, o período de matrícula acontece entre 30 e 31/07.

Ipanguaçuensses na UFERSA


*Thuana Melo
- Ciência e tecnologia diurno Mossoró
*Kleber Varela - Ciência e tecnologia diurno Mossoró
*Jorrany Dantas - Ciência e tecnologia diurno Mossoró
*Catuana Cabral - Ciência e tecnologia noturno Angicos
*Otacilia Maria - Ciência e tecnologia diurno Angicos
*Nilber Alcântara -
Ciência e tecnologia noturno Angicos

Parabéns aos vestibulandos!

TRIBUNAL PROMETE ANALISAR REIVINDICAÇÃO DE PREFEITOS QUANTO A DIVULGAÇÃO DOS ATOS;

O presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado, Valério Mesquita, vai levar a Primeira Câmara de Contas à sugestão dos prefeitos do Rio Grande do Norte de disciplinar a divulgação de atos do TCE sobre julgamento de prestação de contas municipais. A proposta foi apresentada sexta-feira (10) pelo presidente da Femurn, Benes Leocádio, durante reunião que contou com vinte prefeitos, técnicos do tribunal e assessores jurídicos da entidade municipalista. Segundo o presidente da FEMURN, Benes Leocádio, prefeito de Lages, “não é uma tentativa de censura, mas um ato de bom senso para evitar a execração pública e a condenação antecipada dos gestores”, enfatizando que a proposta diz respeito apenas aos atos envolvendo falhas técnicas nos processos. “Benes Leocádio, justificou que muitas vezes é só um documento, ou uma certidão que falta anexar ao processo.” Os prefeitos reclamam da exploração política do noticiário produzido pelo próprio TCE e enviado aos meios de comunicação via e-mails ou postado na página do tribunal na internet. O presidente da FEMURN cita como exemplo “quando se diz que o prefeito ou o ex-prefeito foi ‘condenado’ a devolver uma certa quantia aos cofres municipais, tem-se a idéia de desonestidade, de desvio de dinheiro. Benes afirmou que se realmente houver desvios comprovados, a entidade é favorável não só à divulgação, mas também à condenação do gestor’. Já o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz, lembrou que na maioria das vezes o noticiário produzido no interior do Estado omite a informação de que a decisão do TCE não é definitiva, que ainda cabe recurso. No encontro, Junior Queiroz cobrou do TCE que a medidas destinadas aos prefeitos sejam estendidas a outras esferas do poder – Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Tribunal de Justiça. Diante da constatação de que boa parte dos processos é julgada à revelia dos gestores, a Femurn sugeriu que o TCE fizesse uma comunicação prévia das pautas de julgamento de processos de interesse dos municípios. Na reunião também foram discutidos assuntos técnicos, como a exigência de publicação dos avisos de editais no site do TCE. A medida gerou polêmica porque no entendimento dos prefeitos, a Lei 8.666/91, não contempla essa exigência nos processos licitatórios.Presidente da secção do TCE que analisa as contas de prefeituras e das câmaras de vereadores, o conselheiro Valério Mesquita disse que o papel do Tribunal de Contas do Estado não é só punitivo, mas tem um importante caráter pedagógico. Mesquita colocou o corpo técnico do tribunal para consulta dos prefeitos esclarecendo que o interesse é aperfeiçoar o trabalho.

FEIRA DE NEGÓCIOS DO TRAIRI SERÁ LANÇADA AMANHÃ:

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico - Sedec lança nesta terça-feira (14), na cidade de Santa Cruz a IV Feira de Negócios do Trairi. O evento acontecerá de 27 a 29 de agosto, na Praça da Igreja Matriz, em Santa Cruz e esse ano tem a previsão inicial de 100 estandes dos setores de agronegócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado. Durante o lançamento, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Segundo de Paula, juntamente com a comissão organizadora do evento, apresentará o novo formato de ambientação e layout da Feira, que contará com auditório para oferecer cursos de qualificação, atrações culturais, entre outros serviços. O sucesso da Feira de Negócios do Seridó, realizada no mês de junho em Caicó, é um exemplo de que a ação do Governo do Estado vem crescendo a cada ano. O grande interesse dos lojistas do Trairi para fazer a pré reserva de estandes antes mesmo do lançamento da Feira de Negócios tem criado uma expectativa entre os organizadores de que a quarta edição da feira seja a maior já realizada na região. Para ampliar ainda mais o sucesso do evento, os estandes serão vendidos por um preço diferenciado para o lojista que comprar o seu espaço durante o lançamento da Feira. Outra grande novidade é a oferta de cursos de treinamento e qualificação voltados para o marketing religioso como forma de preparar os empresários e empreendedores da região para o aumento no fluxo de turistas após a inauguração da estátua de Santa Rita de Cássia, que deve se tornar a maior estátua da América Latina. Uma oportunidade para os empresários que já desempenham atividades ligadas ao artesanato, hotelaria e gastronomia, de desenvolverem novos negócios no ramo do turismo na região. Com relação à edição deste ano da Feira de Negócios do Vale do Assu, que tem sido todos os anos a maior em numero de participantes entre as feiras promovidas pelo governo em todas as regiões do estado, a previsão da secretaria é de que este ano, o evento seja realizado no mês de outubro. O Evento inclusive já está na pauta de encaminhamentos da CDL local e segundo o seu presidente empresário Wild Diniz, a missão de realizar mais uma vez a maior feira será cumprida pela classe empresarial local. A feira de negócios do vale do Assu, 2009, deverá fazer parte também da programação de aniversario do município do Assu, no mês de outubro próximo.

DIRIGENTES DE CULTURA TERÃO ENCONTRO PARA AVANÇAR EM ENCAMINHAMENTO DE COLEGIADO INTERMUNICIPAL;

Ainda durante este mês o diretor geral do Centro Escolar de Arte e Cultura (Cenec), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, em Assú, artista plástico Gilvan Lopes de Souza, pretende convidar os representantes da área de cultura dos municípios que integram o Consórcio de Intergestores do Vale Unido, com a finalidade de prosseguir os trabalhos de confecção de uma agenda de intercâmbio cultural entre as cidades consorciadas. O diretor geral do Cenec destacou que esta tarefa foi um dos encaminhamentos surgidos por ocasião do terceiro encontro dos prefeitos realizado na cidade de Porto do Mangue. Gilvan Lopes adiantou que pretende convocar esse encontro para oportunizar a apresentação de um projeto concebido no contexto local para viabilizar o intercâmbio cultural. Ele observou que, de acordo com o encaminhamento do colegiado intermunicipal e seguindo orientação expressa do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP), se debruçou por sobre um projeto do gênero, de envergadura regional, e agora pretende apresentá-lo e discuti-lo com os outros gestores públicos municipais em cultura. O artista plástico disse que o desejo é de que esse evento ocorra antes do sexto encontro do colegiado intermunicipal, que será realizado ainda este mês, em data ainda não definida, no município de Pendências.

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE PROMOVE OFICINA SOBRE REDES DE ATENÇÃO DO RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) promoverá, hoje e amanhã, na capital do estado, uma oficina com a finalidade de pactuar compromissos para a regionalização da saúde do RN e implementar as redes de atenção à saúde. O evento ocorrerá a partir das 8h, no auditório do Centro de Formação Pessoal (Cefope), na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro de Tirol, em Natal. A oficina tem como objetivo definir, de forma consensual, as ações e estratégias para desenvolver o "Território Integrado de Atenção à Saúde", que irá otimizar o fluxo do usuário aos serviços de saúde nas oito regiões que compõem o Estado. O foco do evento será discutir a fundamentação conceitual e metodológica que orienta o desenho e a operacionalização das redes de atenção do RN. No primeiro dia da oficina, no período da manhã, haverá um debate em torno do tema "Pacto pela Saúde, o processo de regionalização e as teias", conduzido pelo diretor do Departamento de Redes de Atenção à Saúde (Daras), do Ministério da Saúde (MS), Adail Rollo. À tarde, será realizada uma discussão sobre a concepção do colegiado de gestão regional e o apoio institucional a processos de mudança, sob a orientação da consultora do MS, Liane Beatriz Righi. No segundo dia da oficina, que será encerrada no turno da manhã, será debatida a proposta metodológica e as atribuições das pessoas envolvidas no projeto do "Território Integrado de Atenção à Saúde”. Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap e também articuladora do processo de regionalização do RN, Celeste Rocha, "o evento representa um grande avanço para o SUS no Estado, especialmente devido à instituição dos colegiados de gestão regional, instâncias de negociação e decisão para a implementação das redes de atenção à saúde".

DE CADA 10 FUNCIONÁRIOS DOS GABINETES DO SENADO, 8 NÃO SÃO CONCURSADOS.

Um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo com base em dados do Senado na internet mostra que de cada dez funcionários dos gabinetes do Senado, oito são indicações políticas sem concurso. Elas incluem ex-prefeitos e ex-deputados, transformados em assessores depois de perder eleições. A matéria está na edição publicada na edição de ontem do Jornal Paulista. Os servidores comissionados (sem concurso) são 2.673, 83% dos funcionários dos gabinetes. O aparelhamento atinge a Mesa Diretora e inclui pessoas que dão expediente fora de Brasília, embora as atividades da Mesa sejam na capital. O Senado tem hoje 6.272 servidores e 3.512 terceirizados. Pouco mais da metade (54,23%) ingressou por concurso. O restante tem cargo comissionado. Senadores de quase todos os partidos aproveitam para preencher seus gabinetes com aliados políticos. Estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) contratado pelo próprio Senado sugeriu o corte de 40% deles.

OAB/RN ASSINA CONVÊNIO COM O BANCO DO BRASIL;

A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Rio Grande do Norte e o Banco do Brasil celebram convênio para concessão, pelo banco, de Crédito Imobiliário - Financiamento à Aquisição Pessoa Física, aos advogados inscritos na OAB/RN em condições diferenciadas.O convênio foi assinado durante sessão do Conselho Seccional na última quinta-feira, na sede da OAB potiguar. Conforme o presidente da OAB/RN, Paulo Teixeira, esta é mais uma meta alcançada pela atual gestão que tem o compromisso de trazer benefícios para os advogados norte-rio-grandenses. O convênio propiciará aos advogados inscritos as seguintes diferenciações: Isenção da tarifa de análise jurídica; - A taxa de juros será a menor praticada para o produto BB Crédito Imobiliário - Aquisição PF, para as operações enquadradas no âmbito do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). - A taxa de juros será a menor praticada para o produto BB Crédito Imobiliário - Aquisição PF, para as operações enquadradas no âmbito do SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) e CH (Carteira Hipotecária). Cada processo de financiamento será tratado de forma individual, ou seja, cada advogado inscrito na seccional, que utilizar a linha de crédito será responsável diretamente pelo convênio de financiamento e responderá por todas as questões inerentes ao mesmo. Os processos serão encaminhados diretamente à agência de relacionamento de cada advogado.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons