i

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

A missão que se renova: IAJM de Ipanguaçu comemora 18 anos


Com desejo de evangelizar e promover o carisma da igreja católica entre as crianças e adolescentes, nasce em abril de 1996, no município de Ipanguaçu, na época com pouco mais de 9 mil habitantes, a Infância Adolescência Missionária (IAM), anos mais tarde vindo a se chamar Infância Adolescência e Juventude Missionária (IAJM), responsável na cidade por implantação de grupos religiosos, construção de capelas, projetos sociais e comunitários que são realidade até hoje. 

Anualmente, IAJM Ipanguaçu celebra em Dezembro o aniversário da obra pontifícia, entre as crianças e seus familiares. Este ano o movimento católico nascido na França, pelas mãos do Bispo de Nancy, Dom Carlos Forbin-Janson, completa 18 anos de existência no município. 

E para marcar mais um aniversário a IAJM promove o desfile missionário, com a participação de integrantes do grupo religioso presente hoje em comunidades ruais e na zona urbana da cidade. Além do desfile, um bolo gigante de 18 metros de comprimento celebra a nova idade, bolo esse fruto de doações das famílias e colaboradores da missão, que ao final do desfile é compartilhado entre a comunidade sob os pés da estatua de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira universal das missões.  

O projeto de missão antes nascido a penas para evangelizar crianças e adolescentes, hoje é responsável por implantação como a biblioteca infanto-juvenil Professora Maria Hilca de Melo Alcântara, brinquedoteca comunitária e banda de música implantadas na sede, localizada na zona urbana, na qual teve sua estrutura totalmente reformada e ampliada, graças a doações advindas de viagens beneficentes, festas da padroeira Santa Teresinha e colaborações de devotos que anualmente lotam a matriz de Nossa Senhora de Lourdes, e fazem sua contribuição durante todo o ano. Além de uma kombi que possibilita os missionários percorrer as comunidades e cidades vizinhas no trabalho de evangelização. 

Em estado permanente de missão, a IAJM do município de Ipanguaçu, localizado a 214 km da capital do estado, mostra com simplicidade e força de vontade transformações na vida de centenas participantes e ex-participantes, que conquistam o seu espaço na sociedade, de forma participativa e eficaz, colocando em prática atitudes aprendidas  e compartilhadas em encontros semanais, que hoje fazem diferença na vida de muitos. 


Desfile Missionário pelos 18º anos em estado permanente de missão
Quando? Domingo, dia 28 de Dezembro.
Onde? Avenida Luiz Gonzaga - Praça Santa Teresinha 
Horário? 16:30h 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons