i

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CNBB lança no RN edição nacional da Campanha da Fraternidade 2013


Tema da edição 2013 é voltado para a juventudeTema da edição 2013 é voltado para a juventude
A Igreja Católica lançou ontem a Campanha da Fraternidade 2013, com o tema "Fraternidade e Juventude". Em comemoração aos 50 anos de criação da campanha, o lançamento será realizado no Rio Grande do Norte, onde aconteceu a primeira edição. O lançamento foi sediado pela Arquidiocese de Natal.
"Essa é a primeira vez que o lançamento será no Rio Grande do Norte. Foi um pedido da Arquidiocese para a CNBB (Confederação Nacional de Bispos do Brasil) de forma que o lançamento fosse realizado em Natal porque a campanha está completando 50 anos. Serão dois dias de programação. O primeiro dia será em Nísia Floresta e o segundo dia em Natal", explica o padre Alcimário Pereira, coordenador geral do evento.

A programação começou às 14h, com o início da acolhida ao Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D'Aniello, e a comitiva de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. Às 14h30, foi realizada uma coletiva de imprensa. Às 15h, teve a celebração da santa missa.
Às 16h, foi a reabertura da Casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, incentivadoras do surgimento da Campanha da Fraternidade, e visita ao túmulo da poetisa Nísia Floresta. Às 17h, a comitiva seguiu para a comunidade de Timbó, onde houve  homenagens, visita à Capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade), apresentação sobre o nascimento da campanha em versos, oração do angelus.

A programação do lançamento continua hoje. Das 8h30 às 17h será realizado o seminário "Igreja: fundamento da fraternidade", no Centro de Convenções de Natal. O seminário contará com as participações do padre Fábio de Melo e de Dunga, missionário da Comunidade Canção Nova. Às 19h, haverá celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Natal.

Logo após, a celebração, haverá vigília dos jovens. "É uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Brasil, no mês de julho. Da mesma forma, o tema da Campanha trata da juventude, da reflexão dos jovens quanto às missões. Essas vigílias vão ser realizadas até a Jornada", diz padre Alcimário Pereira.

O bispo da diocese de Mossoró, dom Mariano Manzana, o vigário geral Flávio Augusto, além do responsável pelo Setor de Juventude da Diocese, Augusto Lívio, participam do lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, em Natal. Em Mossoró, o lançamento será realizado no próximo domingo, 17, às 9h, com missa na Catedral de Santa Luzia.

Programação relembra a primeira edição da Campanha realizada em Natal
A primeira edição foi realizada na Arquidiocese de Natal, em abril de 1962. Foi uma iniciativa  do           então administrador apostólico, dom Eugênio de Araújo Sales. O objetivo era fazer uma coleta em favor das   obras   sociais e apostólicas.

A primeira campanha foi realizada na comunidade rural de Timbó, no município de Nísia Floresta. O lançamento foi feito oficialmente em uma entrevista de dom Eugênio a veículos de comunicação da capital potiguar.

Suas palavras foram: "Não vai lhe ser pedida uma esmola, mas uma coisa que lhe custe; não se aceitará uma contribuição como favor, mas  se   espera   uma característica do cumprimento do dever; um dever elementar do cristão. Aqui está lançada a campanha em favor da grande coleta do dia 8 de abril, primeiro domingo da Paixão".
Em 1963, a        experiência da campanha foi adotada por 19 dioceses do Regional Nordeste 2, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. A CNBB assumiu a Campanha da Fraternidade em 1964.

Fonte: O Mossoroense

Barragem Armando Ribeiro com menos de 50% de sua capacidade



Na manhã desta quinta-feira (14) monitoramento realizado pelo Dnocs registrou que o volume acumulado na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Itajá, está em 1,19 bilhão de metros cúbicos.

Esse volume representa 49,7% da capacidade máxima de armazenamento do reservatório, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Do dia 1º de janeiro até hoje o reservatório diminuiu o volume de água armazenada em cerca de 80 milhões de metros cúbicos.

Inscrições para os cursos superiores e subsequentes do Campus Central encerram-se no dia 17/02


Candidatos já podem acessar o Edital

Os interessados em realizar inscrição para os cursos superiores de graduação e/ou técnico subsequentes do Campus Natal Central devem fazê-lo até às 22h (horário local) da próxima segunda-feira, 17/02. Os candidatos, para ambas as modalidades, devem ter concluído o ensino médio e podem se inscrever exclusivamente através da internet, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br). Para se inscrever, os interessados  devem acessar o site ingresso.ifrn.edu.br. Ao efetuar a inscrição, o concorrente deve imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até 18 de fevereiro em qualquer agência bancária. O candidato deve possuir documento de identidade e CPF, pois serão exigidos no formulário de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição para os cursos superiores de graduação.

No que se refere aos cursos superiores, haverá vagas para as licenciaturas presenciais, entre as quais: Geografia (turno noturno), Matemática (turno vespertino) e Física (turno vespertino). Cada curso terá um total de 40 vagas, das quais metade será disponibilizada para as vagas gerais, em que todos os estudantes podem concorrer, sejam de escolas públicas ou privadas, e a outra metade será distribuída entre os alunos de escola pública, de acordo com os critérios de renda e etnia declarados.

Para a seleção dos cursos de graduação, serão consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2010 a 2012. No que diz respeito à classificação, o candidato deverá especificar qual edição do ENEM deseja utilizar para concorrer às vagas. O resultado final com as listas dos aprovados nos cursos superiores será divulgado no dia 05/03, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br). Serão uma lista geral e quatro diferenciadas, específicas para candidatos da rede pública de ensino.

Técnicos Subsequentes
No que se refere aos cursos técnicos subsequentes, as vagas são distribuídas da seguinte forma: 36 de Geologia (vespertino), 36 de Segurança do Trabalho em cada turno (vespertino e noturno), 36 de Controle Ambiental (matutino), 40 de Edificações em cada turno (vespertino e noturno), 40 de Estradas (noturno), 36 de Mecânica em cada turno (matutino e noturno), 36 de Eletrotécnica (noturno), 36 de Petróleo e Gás em cada turno (vespertino e noturno).Para concorrer às vagas dos cursos técnico subsequentes, os interessados devem participar de um processo seletivo específico cujas provas são assim distribuídas: Língua Portuguesa (20 questões de múltipla escolha), Matemática (20 questões de múltipla escolha), Produção Textual Escrita, com 1 questão discursiva. Todas as questões são baseadas nos assuntos estudados no Ensino Médio. As provas serão realizadas no dia 10/03, das 14 às 18h, no Campus Natal Central do IFRN.

O resultado das provas de múltipla escolha da seleção será divulgado no dia 26/03, no site do IFRN (http://www.ifrn.edu.br) e nessa mesma data, serão informados os candidatos que terão suas provas discursivas corrigidas. No dia 10/04, no site da Instituição (http://www.ifrn.edu.br), será divulgado o resultado da prova discursiva. Após a interposição e análise dos recursos, a comissão responsável pelo processo seletivo publicará, no site do IFRN, o resultado final para os cursos técnicos subsequentes. Todos os candidatos devem ler atentamente o Edital do Técnico Subsequente e se informar a respeito da documentação, dos prazos e do conteúdo que será abordado nas provas.

Assessoria de Comunicação Social do IFRN

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons