Em data ainda a ser oficialmente definida, mas que se observará durante o curso da primeira quinzena de dezembro próximo, estará sendo realizada uma palestra que enfatizará a importância da Pastoral da Sobriedade, no município de Ipanguaçu, região do Vale do Açu.
Quem está à frente da realização é a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, através de seu representante maior, padre Francisco Cézar de Bessa.
O evento terá lugar ao plenário da Câmara Municipal, segundo foi antecipado pelo sacerdote. Internamente, o vigário alimenta a expectativa de que o acontecimento possa alicerçar uma possível estruturação da Pastoral no âmbito da paróquia sob a sua responsabilidade. "A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação da dependência química", registrou o pároco.
Ele contou que a Pastoral da Sobriedade se constitui num organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A preleção em Ipanguaçu será aberta à participação de toda a coletividade, e terá a presença do coordenador da Pastoral na instância da Arquidiocese de Natal, Carlos Roberto de Oliveira. "Ele [o coordenador] é especialista no assunto e será uma excelente programação", destacou padre Cézar Bessa.
"A dependência química é hoje um problema sério e se transformou num flagelo para as famílias", registrou o religioso católico, acrescentando que a realização tem, fundamentalmente, o caráter de procurar dar uma contribuição para o enfrentamento do problema. O padre frisou que a palestra possui um vasto conteúdo, uma vez que o preletor dá dicas e sugestões valiosas para ajudar a quem desejar viver sóbrio.