Na agenda cumprida ontem, na capital do Estado, um dos compromissos administrativos do prefeito Ivan Lopes Júnior (PP) se voltou para audiência com o diretor-presidente da Usina Termelétrica do Vale do Açu - Jesus Soares Pereira (Termoaçu), Antônio Eduardo Esmeraldo.
O executivo está no exercício interinamente da presidência da térmica, função que acumula com a de diretor-técnico do empreendimento.
No encontro, realizado às 11h, no escritório de representação da Termoaçu, na capital potiguar, o prefeito esteve acompanhado pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Francisco Paulo de Morais.
A pauta da reunião destacou ações que poderão ser executadas em parceria entre a prefeitura e a usina termelétrica com referência ao aproveitamento de vapor de água explorado pela usina na região.
Essa parceria, caso progrida, poderá dar origem à implantação de uma City Gate no município. O secretário Paulo Morais antecipou que a intenção é viabilizar o uso do vapor de água para projetos industriais que almejem operar no município.
"O desejo do prefeito é criar mais um atrativo para a atração de empreendimentos empresariais para o Assú em consonância com a diretriz por ele definida de criar mecanismos que estimulem a geração de emprego e renda", ressalta o auxiliar.
Unidade produz energia a partir do gás disponível
A usina termelétrica é um ativo de cogestão, isto é, foi concebida para produzir energia elétrica e vapor de água, utilizando o gás natural disponível na região e explorado pela Petrobras como combustível.
De propriedade da Termoaçu S.A., conglomerado de direito privado localizado em Alto do Rodrigues, hoje locado à companhia estatal petrolífera.
Atualmente, a usina termelétrica celebra contrato de produção de energia com três empresas: Petrobras, Companhia de Serviços Elétricos do Rio Grande do Norte (Cosern), e Companhia Energética da Bahia (Coelba).
Na primeira etapa de operação a usina produzirá 310 megawatts líquidos de energia elétrica a partir de dois conjuntos turbo-geradores a gás natural e um sistema de cogeração que produzirá 610 toneladas por hora de vapor para extração de petróleo nos poços da região.
Uma turbina a vapor está prevista para funcionamento a partir do oitavo ano de operação, assumindo toda a demanda de vapor no décimo terceiro ano, complementando mais 110 megawatts de capacidade à planta, totalizando 450 megawatts. A termelétrica foi inaugurada em 19 de setembro de 2008 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Da redação do O Nosso Jornal com Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário