A vacina pneumocócica 10-valente será oferecida a partir de março em todo o território nacional e protege contra a bactéria pneumococo, causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças. A vacina anti-menigococo será aplicada a partir de agosto e imuniza contra a doença meningocócica.
Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em crianças menores de dois anos de idade. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano.
Com a introdução das vacinas, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. São elas: BCG (contra tuberculose); Vacina contra hepatite B; DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); DTP Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B); DT (dupla adulto - contra difteria e tétano); Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B); Vacina contra poliomielite; Vacina contra rotavírus; Vacina contra febre amarela; Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo); Vacina contra Influenza (gripe); Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia) e Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário