Universidades podem ou não considerar a nota em seus vestibulares.
Foto: Diego Abreu/G1
Candidatos durante a prova do Enem 2008, em Brasília. (Foto: Diego Abreu/G1)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste fim de semana, dias 5 e 6, em todo o país, a partir das 13h.Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55 (horário de Brasília). A recomendação é que o candidato vá na véspera até onde fará a prova para calcular o tempo de trajeto e conhecer o local para evitar qualquer atraso.
O gabarito sai no domingo (6), às 20h, e o resultado da prova será divulgado no dia 5 de fevereiro.
Confira as respostas para algumas das principais dúvidas:
1 - Não recebi ainda o cartão com o endereço do local de prova. O que faço?
Os alunos podem saber o endereço pelo site www.inep.gov.br ou também pelo telefone 0800 616161. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os alunos que informaram o número do celular irão receber o endereço por SMS.
2 - Quanto tempo tenho que ficar em sala?
Após o início do exame, o tempo mínimo obrigatório de permanência é de duas horas.
3 - Posso levar embora o caderno de questões?
Os estudantes só poderão sair com o caderno após quatro horas do horário inicial da prova. Ou seja: quem sair pouco após o tempo mínimo não poderá levá-la.
4 - O que a prova vai pedir? Será aplicada em todo o país?
O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros. No sábado (5), a prova incluirá perguntas sobre ciências da natureza e ciências humanas. No domingo (6), os alunos responderão a questões de linguagens e matemática, além de escrever uma redação.
5 - Como será a prova?
Cada grupo de testes, nas quatro áreas (português, matemática, ciências humanas e da natureza) será composto por 45 itens de múltipla escolha. A redação deverá ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
6 - As matérias vão ter o mesmo peso para formar a nota final?
A prova do Enem trará cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação. Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos escolhidos por eles.
7 - A prova vai trazer questões sobre língua estrangeira?
Não. Só a partir da próxima edição do exame.
8 - A nota do Enem vale para a seleção do ProUni?
Sim, ela continua sendo a base para a classificação do ProUni.
9 - O dinheiro da inscrição pode ser devolvido?
Sim. Os alunos que não puderem fazer a prova na nova data podem pedir o valor da inscrição de volta para o Inep, por carta. A devolução do valor será feita após a realização da prova.
10 - A nota da prova vale para as universidades federais?
Sim. As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo: como fase única, como primeira fase, combinado com o vestibular da instituição, ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
11 - E para as universidades particulares?
Também vale. Cada universidade define a forma de utilização da nota. Algumas optaram por usar como um bônus, outras como nota para a 1ª fase.
12 - Os Institutos Federais vão usar o Enem para selecionar seus alunos? Sim. Assim como nos casos anteriores, cada instituto definirá a forma de utilizar a nota. Alguns optaram por usar para preencher o total de vagas de graduação, outros por um percentual menor, de 50% ou 20%.
13 - Terminei o ensino médio há muito tempo. Posso fazer o Enem e participar do vestibular unificado?
Sim, o Enem continua sendo uma prova voluntária, aberta a todos os que concluíram o ensino médio.
14 - Não fui bem no Enem 2009. Tenho chance de fazer outra prova para melhorar minha nota?
Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser. Mesmo que já tenha concluído o ensino médio há alguns anos.
15 - Após o resultado, posso mudar a opção de curso?
O candidato só escolherá o curso depois do resultado do Enem.
16 - Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? Por que a mudança?
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. Agora, a intenção é reformular para que o exame possa ser comparável e aborde diretamente o currículo do ensino médio. Um dos objetivos é democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário