Estão abertas, até o dia 23 de junho, as insrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), que vai contratar 3,5 mil agentes de pesquisas e mapeamento para trabalhar no Censo 2010. Desse total, 65 vagas são para o Rio Grande do Norte, com salários de R$ 700. Inicialmente, os contratos dos concursados são temporários até a conclusão do Censo, mas podem ser renovados por dois anos. Inscrições pelo site www.consulplan.net ou nas agências credenciadas dos Correios.
No início do próximo ano, cerca de 3,2 mil outras pessoas do RN serão contratadas para trabalhar no Censo, sendo 2.717 recenseadores, 345 supervisores e 179 agentes censitários. Essas pessoas serão distribuídas nos 167 municípios do estado que por sua vez foram divididos em 24 subáreas. "Para dar contuidade ao Censo será realizado outro processo seletivo no início do próximo ano", declarou o coordenador estadual das Comissões Municipais de Geografia e Estatística, José Aldemir Freire.
De acordo com ele, é importante a participação de diversos membros da sociedade nas comissões. "Até agosto pretendemos realizar reuniões em todos os municípios do estado. Muita gente não sabe, mas a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é definida através do Censo", explica.
A coleta dos dados terá início no dia 1º de agosto de 2010 e deve durar aproximadamente quatro meses. Os primeiros dados do Censo poderão ser conhecidos em dezembro do próximo ano. Em todo país serão recenseadas 5.565 cidades, cerca de 58 milhões de domicílios. "A população deve ter consciência da importância de sua participação nas comissões ou mesmo recebendo o recenseador e respondendo ao questionário. O Censo é o retrato da população brasileira", disse Aldemir.
Fonte: Erta de Souza - Dnonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário