A Base Aérea de Natal abre seus portões ao público neste domingo (5) para uma série de eventos comemorativos aos seus 70 anos, das 9 às 17 horas. A previsão é que durante o dia 15.000 pessoas visitem a Unidade. Segundo a assessoria de comunicação da Base, mesmo tendo show musical previsto para começar às 17 horas, os visitantes só entrarão até antes deste horário.
A banda da Aeronáutica abre a programação e seguida de uma apresentação de paraquedismo, às 10 h haverá uma programação infantil e às 11h show de pagode com Luizinho Nobre. E os shows seguem durante toda à tarde: às 12h 30 a banda da Aeronáutica se apresenta novamente; 13h30 banda Rota 101; 14h30 o sanfoneiro Nascimento e Indiazinha sobem ao palco; 15h30 a Galinha Pintadinha anima a criançada; e às 17h Waldonys fecha a programação.
Além dos shows, também haverá exposição de aeronaves, carros e utensílios militares. A entrada é um quilo de alimentos não perecível e o acesso de carro, será pelo portão principal da base, próximo ao Aeroporto Internacional Augusto Severo.
A Base Aérea de Natal (Bant) foi criada em 05 de novembro de 1942, durante a 2ª Grande Guerra, abrigando, inicialmente, diversas unidades de caça, bombardeio e patrulha.
O setor Oeste pertencia à Força Aérea Brasileira, enquanto que o setor Leste era ocupado pelos norte-americanos. Além das missões de patrulha no Atlântico Sul, os americanos fizeram uma verdadeira ponte-aérea para o norte da África, a fim de abastecer as tropas aliadas. Por ser o ponto mais próximo da Europa, a base chegou a ser chamada pelos americanos de “Trampolim da Vitória”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário