Maioria das ocorrências acontece entre às 18h e às 23h, no período de quinta-feira ao sábado Foto: Tales Paulo/DN/D.A Press |
A maioria dos casos, segundo o secretário adjunto de Segurança, o delegado federal Silva Júnior, acontece entre a quinta-feira e o sábado, principalmente à noite. Bairros com população de maior poder aquisitivo, como Lagoa Nova, Candelária e Nova Parnamirim, estão entre os de maior incidência nesses crimes. Porém, comunidades com maioria de moradores de baixa renda, como Vale Dourado e Felipe Camarão, também apresentam números altos nesses tipos de delito. Apesar disso, comparando-se aos seis primeiros meses de 2010, houve uma redução de 5,7% no número de ocorrências, quando foram registrados 876 furtos e roubos de veículos.
Recuperação
Apesar das estatísticas, Silva Júnior afirma que, em comparação com outros estados, o Rio Grande do Norte tem uma média baixa de ocorrências. Ele ressalta ainda que a taxa de recuperação de veículos pela Polícia é de 70%, número considerado muito bom por ele. O secretário adjunto atribui isso e também a redução no número de ocorrências em comparação ao mesmo período de 2010 às chamadas blitzen móveis.
"Nessas blitzen, as câmeras captam as placas e já apontam se o carro é roubado, otimizando o trabalho. Temos aumentado a frequência dessas ações e o resultado tem sido bom". Segundo o secretário adjunto da Sesed, as barreiras policiais têm priorizado as saídas da capital potiguar, utilizadas pelos ladrões como rota de fuga. "A mais usada tem sido a BR-226, no trecho entre Natal e Macaíba".
Saiba mais
Número de Ocorrências de Furto/Roubo de Veículos na Grande Natal (Janeiro - Junho)
2010 - 876
2011 - 826
Bairros com Maior Incidência de Furto/Roubo de Veículos na Grande Natal (Jan/Jun 2011)
Lagoa Nova - 23
Alecrim - 19
Vale Dourado - 18
Nova Natal - 16
Candelária - 15
Nova Parnamirim - 15
Felipe Camarão - 15
Santarém - 14
Cidade Satélite - 13
Quintas - 12
Fonte: Seac/Ciosp - Sesed
Matéria do Diário de Natal/Paulo de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário