O dia 18 de maio marca nacionalmente o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para lembrar a importância desta luta, a Prefeitura de Ipanguaçu, através do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), realizará de 16 a 18 de maio atividades educativas em escolas, instituições publicas e nos abrigos que acolhem famílias desabrigadas pelas enchentes do Rio Pataxó.
Segundo a presidente do Conselho, Valéria Faustino, a ação busca fortalecer a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Mobilizar e sensibilizar a população para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é nossa principal ação” disse a conselheira.
A programação prevê a realização de palestras, visita do conselho tutelar e do CMDCA nos abrigos, atividades socioculturais, panfletagem e estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras atividades. “Além de atender aos alunos, as atividades serão ampliadas aos pais e comunidade, onde serão realizadas palestras educativas” informa Valéria.
Data Histórica
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes marca a conquista na luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no país. O dia 18 de maio foi escolhido porque, nesta data, no ano de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou o país.
Na época, a menina Araceli, com oito anos, teve seus direitos humanos violados e o seu caso até hoje continua impune. Por esta razão, esta data serve como um momento para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário