O poder público municipal de Ipanguaçu trabalha com a perspectiva de que um número mínimo de dez produtores rurais integre-se ao programa Balde Cheio, operacionalizado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e outros parceiros.
A expectativa foi anunciada pelo vereador licenciado e atual secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jaires Azevedo dos Santos, "Gordo". Quinta-feira da última semana, 31 de março, o programa foi objeto de um encontro na cidade entre representantes da prefeitura e de entidades parceiras da experiência pecuária.
"Gordo" disse que recebeu instrução direta do prefeito Leonardo da Silva Oliveira (PT) no sentido de o município criar as condições que estiverem ao seu alcance com a finalidade de estimular a participação dos produtores rurais.
Declarou que o poder público já assegurou a contrapartida necessária à execução do programa.
O secretário municipal frisou que Ipanguaçu detém um grande potencial em termos de produção leiteira. Lembrou que mais de 85% do território do município corresponde a extensões rurais onde a agricultura irrigada e a pecuária são largamente exploradas.
O secretário municipal explicou que entre as competências que cabem ao poder público existe também a disponibilidade de um profissional na área agropecuária que cuidará de todo o trabalho de supervisão e acompanhamento do programa Balde Cheio. Adiantou, a princípio, o programa deverá começar com a participação de dez produtores rurais que serão selecionados. "Não significa que outros proprietários que queiram participar não vão poder aderir, mas a gente quer iniciar primeiro com dez produtores e, depois, na medida em que os resultados forem aparecendo o programa com certeza vai aumentar", observou.
PARCERIA
Além da prefeitura e o BNB estão associados ao programa entidades e instituições tais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras. O BNB e o Sebrae/RN firmaram em 2010 um termo de parceria no valor de R$ 120 mil para a implantação do programa na bovinocultura leiteira do Rio Grande do Norte. O objetivo da ação é promover o desenvolvimento da atividade no Estado, por meio da aplicação de uma metodologia que consiste na identificação de propriedades de cunho familiar de pequeno porte e que tenham a atividade leiteira como principal fonte de renda.
Fonte: O mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário