i

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Campanha de prevenção ao câncer de mama será lançada amanhã em Ipanguaçu

Meta da ação é realizar exames em mais de 75% das mulheres do município até  a primeira quinzena de 2011.

Será lançada nesta sexta-feira (19), às 08h, no Ponto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, a campanha ‘Cuidar é prevenir’, campanha de orientação e prevenção contra o câncer de mama. A campanha conta com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“A campanha visa à conscientização das mulheres acima dos 40 anos, e da importância da detecção precoce desta doença, fazendo com que seja fundamental para a cura”, ressalta a diretora do posto, Ozilene da Silva.

A campanha, de caráter permanente, irá orientar mulheres – mães e filhas – sobre o auto-exame da mama. Segundo a coordenadora de regulação da Secretaria, Sophia Idalina, o resultado esperado é o hábito do auto-exame, possibilitando o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. A campanha será desenvolvida através da mídia, distribuição de folder e materiais diversos, e palestras dirigidas, e alto atendimento.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, o auto-exame da mama é uma das principais formas de detecção precoce do câncer de mama, que deve ser seguido pelo exame clínico da mama e a mamografia, quando recomendada pelo médico.

Os sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher e deve ser feito uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência. 

Nenhum comentário: