O Encontro Nacional de Secretários de Saúde 2010 recepciona os 100 melhores secretários municipais de saúde de 29 de agosto a 01 de setembro
A secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, foi escolhida como uma das cem melhores secretárias de Saúde do Brasil. Ela receberá o “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”, que será entregue durante o Encontro Nacional de Secretários da Saúde 2010, que acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, em Camboriú, Santa Catarina. O prêmio, de acordo com os organizadores do evento, é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional e um reconhecimento pela gestão desenvolvida por eles à frente das secretarias de Saúde dos municípios onde atua.
Secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca. |
A secretária já se encontra na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Onde na programação do encontro aconteceram palestras sobre os temas “O trabalho do gestor da saúde pública municipal”, “Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos em saúde”, entre outros. O encerramento do encontro será com a entrega do prêmio aos melhores secretários municipais de Saúde do Brasil. Sumaira assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em junho de 2008 e durante este período, vem junto com o Prefeito Leonardo Oliveira, melhorando a saúde publica do município.
A premiação é inédita no país e pretende valorizar o empenho, na esfera municipal, dos gestores municipais de saúde, para a otimização da qualidade de vida e saúde da população local. Para a secretária Sumaira Fonseca, a escolha do seu nome é resultado de um trabalho desenvolvido por uma gestão comprometida com a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população e da dedicação de uma equipe de colaboradores, sem a qual não seria possível desenvolver o trabalho que é feito.
A secretária da pasta, Sumaira Fonseca, conta que o apoio do Prefeito Leonardo Oliveira, está sendo fundamental, com isso o governo municipal conseguiu ampliar o número de equipes do PSF, implantando atendimento e médicos onde o serviço não existia, reforma e ampliação das unidades de saúde em diversos bairros e distritos do município.