Com inicio nesta ultima terça-feira 02 de março, há secretaria municipal de saúde está desenvolvendo no bairro do Conjunto Habitacional Presidente Lula a campanha de prevenção ao câncer de colo do útero e mana.
Segundo a enfermeira Aline responsável pelo PSF I, desde a ultima terça a campanha está sendo desenvolvida no Posto do bairro com o objetivo de diagnosticar precocemente possíveis alterações nos pacientes e enfatizar que é necessário a realização de exames.
O atendimento estará acontecendo até esta sexta-feira 05, no posto de saúde do conjunto habitacional presidente Lula, todas as mulheres que são atendidas pelo PSF I, devem se dirigir ao posto de saúde do bairro das 08h00min às 12h00min e fazer os altos exames, assim prevenindo de possíveis alterações.
Prevenção do câncer do colo do útero:
A prevenção do câncer do colo do útero pode ser realizada por meio do uso de preservativos durante a relação sexual. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolau).
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (num intervalo de um ano) apresentem resultado negativo, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade. Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (num intervalo de um ano) apresentem resultado negativo, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.
Prevenção e Diagnóstico Precoce do câncer de mama:
A melhor maneira de combatermos este câncer é através da prevenção, pois só assim a doença é diagnosticada em sua fase precoce e com melhores chances de cura.
Toda mulher deve procurar o ginecologista uma vez por ano para fazer exame clínico e obter orientação preventiva sobre doenças ginecológicas. A falta de informação leva a um atraso no diagnóstico, impossibilitando muitas vezes o tratamento adequado.
O Auto-exame :
O auto-exame é um método de diagnóstico onde a própria mulher faz, em frente a um espelho, um exame visual de suas mamas e em seguida faz a palpação de ambos os seios.
É portanto uma forma simples de se prevenir de uma doença séria.
Fazendo-o regularmente, a mulher conhece melhor suas mamas, seu volume, a textura do tecido mamário e possíveis alterações que ocorram no período do ciclo menstrual. Assim, tem condições de perceber melhor qualquer alteração que se apresente, e, conseqüentemente, procurar o médico antes que qualquer doença mais grave se desenvolva.
O auto-exame deve ser instruído pelo ginecologista ou por outro profissional da área médica. Este deve ser feito mensalmente, uma semana após a menstruação, pois as mamas estão menos inchadas e doloridas nesta fase do ciclo. As mulheres que não menstruam mais devem escolher um dia do mês para realizar o auto-exame (por exemplo, todo dia 15). O importante não é o dia em que o auto-exame deve ser feito, mas sim que ele seja realizado regularmente a cada mês.
Qualquer alteração verificada pelo auto-exame deverá ser comunicada com brevidade ao ginecologista ou mastologista, que é o médico especializado em doenças da mama.
PUBLICIDADE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário