i

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Treinamento na Barreira lança foguete

Impreterivelmente às 15h30 de ontem, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou o Foguete de Treinamento Básico (FTB), o primeiro de um total de quatro que o CLBI pretende lançar este ano. A emissão do foguete foi restrita à imprensa e aos militares que comemoraram e aplaudiram quando o foguete sumiu no céu entre as nuvens.


Equipamento deixa rastro no céu antes de cair no Oceano Atlântico Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
O lançamento do FTB foi uma das atividades da Campanha Operação Barreira - I que será encerrada hoje e teve como objetivo exercitar toda a estrutura operacional do CLBI, como treinamento das equipes nas áreas de logística, telecomunicações, montagem, rastreio, segurança, coleta e tratamento de dados. O último foguete lançado pelo CLBI foi em outubro do ano passado.

O foguete - construído totalmente com tecnologia brasileira, em São Paulo - caiu no Oceano Atlântico, a 16 quilômetros da costa, cerca de um quilômetro a mais do que estava previsto inicialmente. "Estamos muito satisfeitos porque essa pequena diferença está dentro dos nossos cálculos. Nossa missão foi cumprida. O centro está preparado para laçamentos de interesse da Agência Espacial e do Comando da Aeronáutica", afirma o diretor do CLBI, tenente coronel Medeiros.

Com três metros de comprimento, o foguete foi lançado sem carga útil porque era experimental. "Esses treinamentos e lançamentos de foguete são de extrema importância mesmo sem carga útil ou algum experimento. "Esse lançamento do foguete aqui no CLBI é uma prova que temos mão de obra qualificada para utilizar em pesquisas científicas em que possamos aplicar nosso conhecimento", destacou o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem.

FONTE: DIÁRIO DE NATAL

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons