i

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Refinaria iniciará produção em outubro de 2010

A Refinaria Clara Camarão, em implantação no município de Guamaré, região litorânea do Estado, entrará em operação a partir de outubro de 2010.

A confirmação foi dada ontem em visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao município.


Em sua primeira fase, a unidade de refino irá processar entre 30 e 35 mil de barris de petróleo/dia e mais de 4,5 mil barris de gasolina ao dia, o que tornará o Estado autossuficiente em relação a este produto.

Na sua segunda fase de operação, prevista para 2012, terá capacidade para processar até 65 mil barris/dia. A nova unidade poderá chegar aos 120 mil barris diários de petróleo processado em 2014, caso o terminal oceânico para escoamento de granéis, ora em estudo, e previsto para ser instalado em Porto do Mangue ou Areia Branca, esteja concluído e a produção de petróleo volte aos 100 mil barris diários, marca já alcançada há algum tempo pelo Estado.

"Temos clareza do que esta refinaria significa para o Rio Grande do Norte. Os adversários que não fizeram as coisas que deviam, cobram agora, quando estamos fazendo", disse o presidente Lula, que veio acompanhado dos ministros Geddel Vieira Lima (da Integração Nacional), Edison Lobão (de Minas e Energia) e do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli.

"Este é um momento que concretiza uma luta de muitos anos, que é a de agregar valor ao petróleo do Rio Grande do Norte. A ministra Dilma me disse: Wilma, serei sua parceira na luta pela refinaria. Lutei, batalhei e aqui estamos comemorando a concretização de um sonho", disse a governadora, que aproveitou para cobrar avanços na obra do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Logo após a visita, Wilma de Faria assinou o Termo de Compromisso com a Petrobras para futuras expansões e unidades industriais na Refinaria Clara Camarão.
"Dizem que esta refinaria é pouco para o Estado, mas é um investimento de meio bilhão de reais. Enquanto estão falando por aí, nós estamos fazendo", frisou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Das refinarias anunciadas pelo presidente Lula, a do Rio Grande do Norte será a primeira a entrar em funcionamento.
A sua implantação nesta primeira fase (2010) demandará investimentos da ordem de 191 milhões de dólares. Com a nova instalação, o Rio Grande do Norte será autossuficiente na produção de gasolina.
O mercado do Estado consome mensalmente 22,6 milhões de litros de gasolina, 28,5 milhões de litros de óleo diesel, 7,1 milhões de litros de querosene de aviação, 7,6 milhões de litros de álcool e 6 milhões de botijões de GLP.
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, lembrou que a refinaria teve muito do trabalho de duas mulheres que lutaram por ela, "a governadora Wilma e a ministra Dilma", e ressaltou que "a refinaria se integra ao sistema de refino nacional e que, além de crescer, vai melhorar os produtos atualmente produzidos. Serão 215 milhões de dólares investidos nesta região em um ano para integrar as unidades existentes e agregar as novas", afirmou.
O prefeito de Guamaré, Auricélio Teixeira, que também acompanhou a comitiva, destacou o empenho da governadora para a concretização da obra. "Sabemos que para chegar a este momento contamos com a dedicação da governadora Wilma", frisou.
A Refinaria Potiguar Clara Camarão será a 12ª a entrar em operação no país.
Lula afirma que não irá interferir em governo sucessor
Em passagem por Natal, o presidente Lula concedeu entrevista à rádio Clube FM em que afirmou que, caso eleja seu sucessor à Presidência da República, não irá interferir em seu governo.

"Eu acho que ex-presidente não tem que interferir na gestão de quem é presidente. Se eu eleger quem eu penso que vou eleger, eu quero que ela crie seu modelo, a sua cara como presidente da República", disse Lula.

O presidente também defendeu as viagens realizadas pelo país por sua pré-candidata em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). "Depois, ela não vai nem poder chegar perto de uma obra que a Justiça Eleitoral vai impugná-la. Uma ministra tem que fiscalizar as obras que ela coordenou", destaca.

Sobre sua viagem ao Nordeste, Lula finalizou afirmando que pretende retornar muitas vezes antes de encerrar o mandato.
"Espero voltar muitas vezes no ano que vem porque temos muitas obras para inaugurar", concluiu.


Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons