Dentre os diversos acontecimentos culturais previstos na programação oficial da festa de São João Batista, padroeiro do Assú, está agendado para o dia 23 de junho, às 17h30, nas dependências do auditório da Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, o lançamento oficial do primeiro CD do guitarrista assuense Gileno Lopes. O evento está incluído entre as atrações do Centro Escolar de Arte e Cultura (Cenec), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer.
Intitulado “A Busca”, o CD possui um total de 10 composições instrumentais. São seis composições próprias do autor e mais quatro covers. Produzido de maneira totalmente independente, o álbum representa a materialização de um sonho do guitarrista. “Desde muito tempo eu tinha a vontade de gravar um CD, mas sempre esbarrava em alguma dificuldade, principalmente de ordem financeira”, descreveu Gileno Lopes. “Porém, agora decidi ir para o tudo ou nada e, felizmente, deu tudo certo”, completou.
Autodidata, Gileno Lopes diz que as composições de sua autoria representam uma mistura de todas as suas influências como músico. “Não possuo qualquer tipo de preconceito musical e, até pela condição de profissional, tenho que ter a cabeça aberta para todos os gêneros musicais, mas sem dúvida nenhuma minha principal referência é o rock”, ressaltou o músico. Em sua vasta relação de guitarristas preferidos e nos quais procurou de alguma forma se inspirar estão Jimi Hendrix, Eddie Van Halen, Randy Rhoads, Jeff Beck, dentre outros.
As seis composições próprias do guitarrista no álbum de estréia são: Assim Não Vai, A Busca, O Herói, Electric Boy, Um Novo Começo e The Colours. Os quatro covers são: Little Boy (Juninho Afram, Oficina G3); Far Beyond The Sun (Yngwie Malmsteen, ex-Steeler e Alcatrazz); Dream Circle (Kiko Loureiro, Angra); e, Cry Machine (Steve Vai, ex-Frank Zappa, Alcatrazz, David Lee Roth, PIL e Whitesnake). “Escolhi estes covers para homenagear alguns de meus guitarristas prediletos”, explicou.
Músico profissional desde 1997, Gileno Lopes atuou em diversas bandas do Estado de estilos variados, uma delas o renomado grupo Circuito Musical. Participou de algumas oficinas e workshops com músicos como Kiko Loureiro e Sydnei Carvalho e, em 2006, fez o curso de Harmonia Funcional na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn) em Natal, com o professor Manoca Barreto. Hoje atua nas bandas de pop rock Terminal 5 (Mossoró) e BR-304 (Assú). É também professor de música do programa ProJovem no município de Ipanguaçu. E, ainda, ministra aulas particulares e trabalha como freelancer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário